Oxum é um orixá feminino da nação Ijexá, adotada e cultuada em todas as religiões afro-brasileiras. É o orixá das águas doces dos rios e cachoeiras, da riqueza, do amor, da prosperidade e da beleza. Em Oxum, os fiéis buscam auxílio para a solução de problemas no amor, uma vez que ela é a responsável pelas uniões, e também na vida financeira, a que se deve sua denominação de "Senhora do Ouro", que outrora era do Cobre, por ser o metal mais valioso da época
Sincretismo:
Nas religiões afro-brasileiras é sincretizada com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres. No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.( texto extraído da Wikpédia)
"Que Oxum traga para a humanidade amor incondicional e nos proteja de todas as
intempéres do mundo em que estamos vivendo, trazendo AMOR e PROSPERIDADE ".
Ora Yê Yê ô Mamãe Oxum!
8 de dezembro 2013 - Homenageia-se também YEMANJÁ ( Nossa Senhora da Conceição) sua crença no sul do Brasil é forte com homenagens no dia 8 de dezembro e 31 de dezembro, pois ela é o símbolo da RAINHA DO MAR, mas nas religiões Afro - Brasileiras seu dia e 2 de Fevereiro.
A Dô YÁ!
Nenhum comentário:
Postar um comentário