sábado, 31 de agosto de 2019

Sincretismo


SAUDANDO ESTE FINAL DE MÊS DE AGOSTO HOMENAGEANDO SÃO ROQUE E SÃO LAZARO,
QUE NOS OFEREÇA SAÚDE QUE O PLANETA TANTO NECESSITA.

Roque de Montpellier (c. 1295 – 1327) é um santo da Igreja Católica Romana, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões. É também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas. A sua popularidade, devido à intercessão contra a peste, é grande sendo padroeiro de múltiplas comunidades em todo o mundo católico e padroeiro de diversas profissões ligadas à medicina, ao tratamento de animais e dos seus produtos e aos cães. A sua festa celebra-se a 16 de agosto.
Obaluàyé é um termo iorubá que significa "rei e senhor da terra": Oba (rei) + Aiye (terra). Também é conhecido como Babá Igbona = pai da quentura). Outra corrente o define como: ObàluáyêObá - ilu; aiye; rei, dono, senhor da vida na terra; Omolu; Omo-ilu; rei, dono, senhor da vida. Obaluaye é identificado no jogo do merindilogun pelos odus IrosunOssáÊjilobon e representado materialmente e imaterial no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba obaluaye.[5] É considerado a energia que rege as pestes como a varíola, SARAMPOcatapora e outras doenças de pele. Ele representa o ponto de contato do homem (físico) com o mundo (a terra). A interface pele/ar. No aspecto positivo, ele rege e cura, através da morte e do renascimento.[6]


Omolu é cultuado como o orixá residente no cemitério responsável pela triagem dos mortos. Normalmente, quando um elegun ou filho de santo o incorpora no terreiro, tem sua cabeça coberta por um pano da costa e m sinal de tradição e respeito, pois o orixá geralmente nunca mostra o rosto em razão de suas feridas, algo que é explicado pela sua mitologia.
(FONTE WIKPEDIA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário