segunda-feira, 12 de maio de 2014

13 de Maio Abolição da Escravatura, uma reflexão.

Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.
Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariado. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão-de-obra europeia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos  negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente).(fonte:Sua pesquisa .com)


O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura,

No dia 13 de maio de 1888 houve então a Abolição dos escravos, lei Áurea pela Princesa Isabel (em 1871 a "Lei do ventre livre" proporcionou aos filhos dos escravos a LIBERDADE.)
126 anos se passaram e o preconceito ainda está presente, quando isso irá terminar??

E ainda existem demais preconceitos que o país enfrenta.
Inconformada com isto deixo aqui o meu PROTESTO, para que a sociedade reflita sobre estes absurdos que enfrentamos dia a dia neste país.

Teca Ferreira
cidadã Brasileira



Nenhum comentário:

Postar um comentário