quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

ANO NOVO VIDA NOVA! 2022 quem diria?

CAROS INTERNAUTAS,  AQUI ESTAMOS,  MAIS UMA ANO TERMINA E A VIDA SEGUE........

O caminho cada ser deste planeta direciona, como uma semente plantada aguardando germinar, se a terra for boa certamente germinará com encantos e  uma florada verdinha com flores e frutos saborosos, se a terra não for boa, é necessário adubo, água e todos os cuidados que um plantio necessita, além da chuva e do sol que são ofertados pela natureza. 

Assim é a nossa caminhada,estamos prontos para o prazer, alegria, saúde e tudo de melhor que abrange um pensamento sadio, perpetuando boas ações e uma vida tranquila. A semeadura depende da ação de como é semeada, mas,contando com os desafios e a superação deles,aceitando o desafio como aprendizado.

Sabemos que os desafios existem em toda natureza e assim também é para nós humanos que fazemos parte deste planeta. 

PARA ESTE MOMENTO EM QUE VIVEMOS SAIBAMOS NOS FAZER PRESENTE EM CADA HEMISFÉRIO DESTE PLANETA ENVIANDO LUZ, ESTA LUZ É O PENSAMENTO QUE VIBRAMOS EM NOSSAS ORAÇÕES, MAS, NÃO É SÓ ISSO, POIS, NO PLANO MATERIAL A HUMANIDADE NECESSITA DE AUXÍLIO, A FOME A DOENÇA E A DESIGUALDADE SOCIAL, ENFIM, A VIDA PEDE SOCORRO.

Deixo aqui o agradecimento a todos profissionais de saúde e também para todos aqueles que auxiliam aquele que mais próximo a você esta.

"LEMBRE-SE:  AS MÃOS QUE AJUDAM SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE OS LÁBIOS QUE REZAM. ( Madre Tereza de Calcutá)

E assim seguimos!  S U E R T E !!


QUE 2 0 2 2 SEJA O ANO DA CONFRATERNIZAÇÃO, DO AMOR E COOPERAÇÃO.


quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Nossa Senhora da Conceição - Oxum

 Ora iê iê ô Mamãe Oxum 

Nesta cidade todo mundo é d'Oxum
Homem, menino, menina, mulher
Toda a cidade irradia magia
Presente na água doce
Presente na água salgada
E toda a cidade brilha
Seja tenente ou filho de pescador
Ou importante desembargador
Se der presente é tudo uma coisa só
A força que mora n'água
Não faz distinção de cor
E toda a cidade é d'Oxum
É d'Oxum
É d'Oxum
Eu vou navegar
Eu vou navegar nas ondas do mar
Eu vou navegar nas ondas do mar

Composição: Gerônimo- Vevé Calazans

Sincretismo religioso. 

SALVE A BAHIA !


Nossa Senhora da Conceição cubra-nos com seu manto de luz!
Salve Imaculada Conceição!


Nas religiões afro-brasileiras, é sincretizada com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres, enquanto em Pernambuco e nos demais estados do Nordeste é sincretizada com Nossa Senhora do Carmo.[7] No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição. No Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida, e especificamente em Minas Gerais é sincretizada com Nossa Senhora das Dores.[8][9][10] No Norte do Brasil, é sincretizada com Nossa Senhora de Nazaré.[11

FONTE ; WIKIPÉDIA

sábado, 4 de dezembro de 2021

Heparrey Iansã ! Heparey Oyá !

 Oiá[1] (em iorubá: Oyá),[2] também chamado Iansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger. É uma divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios. É uma das divindades que, ao lado de Airá e Afefê Icu, [3] (o vento da morte), domina os ventos.

Costuma ser reverenciada antes de Xangô, como o vento personificado que precede a tempestade. Assim como a Orixá Obá, Oiá também está relacionada ao culto dos mortos, onde recebeu de Xangô a incumbência de guiá-los a um dos nove céus de acordo com suas ações. Para assumir tal cargo recebeu do feiticeiro Oxóssi uma espécie de eruquerê especial, chamado de Eruexim, com o qual estaria protegida dos Eguns. Oiá/Iansã é a primeira orixá de temperamento mais agressivo, sendo que a segunda é Obá e a terceira é Oxum.

O nome Iansã trata-se de um título que Oiá recebeu de Xangô, que faz referência ao entardecer. Iansã quer dizer A mãe do céu rosado ou A mãe do entardecer. Era como ele a chamava pois dizia que ela era radiante como o entardecer.

Os africanos costumam saudá-la antes das tempestades, pedindo a ela que apazigue a fúria de seu marido Xangô, o Orixá dos trovões e da lava, pedindo clemência. Sua saudação "Iyá-mésàn-òrun/Mãe dos nove Oruns"[4]

(FONTE ; WIKIPÉDIA)